Projetos de especialidades no projeto de arquitetura
Ana do Vale
Projetos de especialidades no projeto de arquitetura
Os projetos de especialidades contemplam todas as especificações técnicas necessárias para a construção de qualquer edifício e/ou instalação de equipamentos diversos.
Com isto, especialidades como estabilidade, rede hidráulicas, sistemas de ventilação, etc., são alvos de um projeto específico.
Tal como o projeto de arquitetura, os projetos de especialidades devem ser entregues no âmbito do licenciamento ou comunicação prévia de obras de edificação e demolição e diferem em função do tipo de obra.
A compatibilização entre a arquitetura e as diferentes especialidades assume um papel fundamental pois permite ajustar as características de cada especialidade de modo a reduzir os custos, tempo e por vezes alguns problemas na fase de execução.
Tipos de projetos de especialidades:
- Projeto de Estabilidade;
- Projeto de Demolição;
- Projeto de Escavação e Contenção periférica;
- Projeto de Águas Residuais e Pluviais;
- Projeto de Redes Prediais de Água;
- Projeto de Instalações, Equipamento e Sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado;
- Projeto de Comportamento Térmico;
- Projeto de Segurança contra incêndios em edifícios;
- Projeto de Condicionamento Acústico;
- Projeto de Instalações Eletromecânicas de transporte de Pessoas e/ou Mercadorias;
- Projeto de Alimentação e Distribuição de Energia Elétrica / Ficha Eletrotécnica;
- Projeto de instalações telefónicas e de telecomunicações;
- Projeto de instalação de gás;
- Projeto de Resíduos Sólidos;
- Projeto de Arranjos Exteriores;
- Projeto Ocupação da via pública.
Os Projetos de Especialidades e o Projeto de Arquitetura poderão ser entregues em conjunto ou em momentos diferentes, consoante a natureza do pedido.
No caso de um licenciamento os projetos poderão ser entregues em simultâneo com o projeto de arquitetura, ou num prazo de seis meses a contar da data da notificação de aprovação do Projeto de Arquitetura.
Este prazo pode ser prorrogado por mais três meses, mediante requerimento fundamentado do interessado, que deverá ser entregue antes do termo do período inicial de seis meses.
Caso se trate de uma comunicação prévia os Projetos de Especialidades e Arquitetura devem ser entregues em simultâneo, sendo que este tipo de pedido é instruído já como documentação relativa ao Empreiteiro, Direção de obra, Plano de Segurança e Saúde e Fiscalização.
Os projetos de especialidades são um processo fundamental para o desenvolvimento de um bom projeto.
Ora para que se obtenha um resultado de excelência é fundamental que haja um constante diálogo entre projetistas no momento de cálculo e desenho de cada solução.