Qual a importância do arquiteto?
Ana do Vale
Qual a importância do arquiteto?
Para perceber a qual a importância do arquiteto, deve perceber que a arquitetura se pode definir como a arte de conceber e organizar o espaço.
Para Vítrúvio, a arquitetura baseia-se em três princípios fundamentais:Venustas (beleza)
Firmitas (construção)
Utilitas (função)
No entanto, a arquitetura, para além da sua componente artística, envolve diversas dimensões / áreas de conhecimento:
Vertente técnica, capaz de se adequar à regulamentação em vigor;
Dimensão construtiva, através da sua concretização com materiais e técnicas adequadas às exigências dos usos e do conforto dos espaços;
Dimensão humana preenchendo as expectativas dos seus utilizadores;
Dimensão local, pois o mesmo objeto poderá sofrer adaptações ao sítio/lugar onde se insere.
Podemos assim afirmar que, a arquitetura se encontra em permanentemente evolução, o mesmo é demonstrado pela história que nos mostra que cada civilização determinou uma forma de conceber e organizar os espaços públicos e privados.
O ARQUITETO
Ao arquiteto cabe a arte de projetar um objeto esteticamente harmonioso atendendo a todas as condicionantes. O seu trabalho abrange uma variedade de escalas, que vai desde um objeto, como por exemplo um móvel ou equipamento (design de interiores), passando pelos edifícios públicos e privados, indo, no entanto, a escalas maiores como é o caso de urbanizações ou planeamento urbano (urbanismo).
Em suma, o arquiteto é responsável não só pelo projeto de arquitetura, como pela sua sustentabilidade e compatibilização entre o seu projeto as várias especialidades, como é o caso da estabilidade, águas e esgotos, térmica, eletricidade, gás, acústica, entre outros.
O potencial de um arquiteto para construir ou remodelar um espaço está muito para além da construção de uma casa ou a remodelação de um espaço, pensa os seus ambientes numa perspetiva focada na segurança, privacidade e funcionalidade.