Skip to main content

Um dos principais fatores para melhorar a sustentabilidade de um projeto é entender os requisitos de energia de um edifício. Os edifícios, tais como casas, lojas, escritórios e com outros usos, são responsáveis por 40% do consumo mundial de energia e 36% das emissões de gases com efeito de estufa segundo a Comissão Europeia (2010,2013).

Alcançar um design de edifícios com eficiência energética é o caminho para melhorar a sustentabilidade.

Controlo Solar

Um Projeto de construção deve servir-se da arquitetura para minimizar o consumo de energia e melhorar o conforto térmico, devendo ter em conta a de envolvente do edifício, procurando controlar a absorção de radiação solar e seus efeitos dentro do futuro edifício. Deverá também ter em conta a Proteção solar e sombreamento da envolvente para reduzir a incidência de radiação solar direta, não descurando as janelas, que deverão ser alvo de otimização na sua orientação, da capacidade do edifício e proporção da mesma à parede.

Controlo Térmico

As trocas térmicas entre edifícios e o microclima exterior dependerá sempre da diferença de temperatura entre interior e exterior, da exposição e propriedades térmicas dos elementos de construção externa, das cavidades da parede, do isolamento térmico utilizado e dos materiais externos refletivos que previnem os ganhos de calor.

Arrefecimento Passivo

O arrefecimento passivo é o mais apropriado para libertar o calor em edifícios em climas

quentes.

Destacam-se o arrefecimento por evaporação do ar exterior fornecido ao edifício para ventilação, o arrefecimento radiativo ou convectivo para arrefecer a estrutura do edifício e a ventilação fornece a alimentação de ar fresco necessário para a saúde dos ocupantes e higiene nos edifícios.

As estratégias de arrefecimento passam pelo arrefecimento passivo é o mais apropriado para libertar o calor em edifícios em climas quentes, o arrefecimento por evaporação do ar exterior fornecido ao edifício para ventilação, o arrefecimento radiativo ou convectivo para arrefecer a estrutura do edifício e a tao conhecida Ventilação.

Ventilação natural

A ventilação natural é um processo de alimentação e remoção de ar através de um espaço interno sem o uso de sistemas mecânicos.

O Fluxo de ar externo para um espaço interior tem como resultado diferenças de pressão ou de temperatura

Ventilação noturna

A ventilação noturna por seu lado é um processo de alimentação e remoção de ar através de um espaço interno sem o uso de sistemas mecânicos.

O fluxo de ar externo para um espaço interior como resultado das diferenças de pressão ou de temperatura

Na A+D Studio Arquitetura podemos ajudá-lo a escolher as melhores soluções para tornar o seu projeto sustentável.

 

Leave a Reply