DECORAÇÃO DE INTERIORES

Em que consiste, quais os Honorários e o que necessita de saber

Muito mais do que escolher as cores das paredes ou os elementos decorativos, a decoração de interiores trata de questões que ultrapassam a dimensão estética.

A principal função de um decorador ou de uma decoradora de interiores é criar o ambiente de um espaço funcional.

Apesar de ser possível realizar esta tarefa sem ajuda de um profissional, a verdade é que será mais demorado e mais dispendioso do que contratar um decorador(a).

E porquê?

Porque estes profissionais têm métodos que agilizam todo o processo de decoração.

Para ajudá-lo, neste artigo reunimos os pontos principais de todo o processo, incluindo os preços médios para este tipo de serviço.

O que é afinal a decoração de interiores?

De acordo com as definições do dicionário, decoração refere-se a uma “atividade que consiste em organizar um espaço combinando os diversos elementos de forma harmoniosa e/ou funcional, de acordo com o fim a que o espaço se destina”.

Caso se pretenda uma descrição mais vasta e alargada, a decoração é um processo em que se acrescentam, se mudam ou se melhoram os elementos de um espaço. Com objetivo de que este fique mais bonito e harmonioso. Além disso, tem como função torná-lo mais agradável e organizado.

No caso da decoração de interiores, aplicam-se os conceitos da decoração em espaços interiores de uma construção, que pode ser habitacional, comercial ou de serviços.

Quais são as diferenças entre design de interiores e decoração de interiores?

Para que consiga perceber a diferença entre eles, mostramos abaixo a definição de cada um deles.

Sumariamente, enquanto o design de interiores faz todo o projeto de remodelação de um espaço, desenvolvo o desenho dos objetos tais como (cadeiras, mesa, entre outros). A decoração de interiores funciona como uma área complementar da anterior, tendo em conta as características do espaço, tirando desta forma o maior potencial deste.

Como funciona um processo de decoração de interiores?

Após perceber do que trata a decoração de interiores, explicamos qual o método de trabalho de um profissional desta área.

Após um primeiro contacto, o decorador de interiores vai agendar uma reunião para visitar o espaço de modo a perceber as suas condicionantes e em simultâneo perceber os seus desejos, necessidades e gostos para apresentar um projeto à sua medida e de acordo com os seus objetivos. Quando o contratar, o profissional apresentar-lhe-á um projeto detalhado e um orçamento.

É necessário comprar tudo novo para uma nova decoração de interiores?

Ao contrário do que possa pensar, os decoradores profissionais trabalham também com os elementos existentes conciliando-os com o novo ambiente pretendido.

Assim, poderá re-utilizar móveis antigos na sua decoração dando personalidade ao espaço. Caso seja necessário reabilitar ou renovar, o decorador tratará de contactar um profissional qualificado para fazê-lo.

Quais são as vantagens de contratar um decorador de interiores?

Qualquer pessoa podera fazer uma boa decoração sozinho, será preciso empenho, tempo, uma boa perceção espacial e estética.

Em muitos casos, quando os espaços contam com elementos construtivos diferentes ou configurações pouco usuais, esta tarefa pode complicar-se. Por isso mesmo, contratar um decorador de interiores será sempre a melhor opção.

Neste sentido, as principais vantagens de contratar um profissional para a decoração da sua casa são:

  • A poupança de tempo e dinheiro, pois os profissionais sabem como executar bem um projeto e onde se podem comprar os elementos pretendidos a preços competitivos;
  • Uma abordagem profissional, pois fazem uma abordagem sistematizada das necessidades e potencialidades do seu espaço;
  • O controlo de custos pois estes profissionais regem-se pelo seu orçamento, evitando gastos extras;
  • A rapidez em construir o cenário da sua casa, dando uma imagem sólida e coerente num reduzido espaço de tempo.

Qual o preço do serviço de decoração de interiores?

Este é sem dúvida um dos pontos mais delicados deste tipo de serviço, isto porque o preço dos trabalhos de decoração depende de muitos fatores.

Para começar, é preciso considerar o ambiente pretendido/idealizado. Como é de esperar, há ambientes e materiais mais dispendiosos tais como a madeira natural, mármore ou seda.

Em seguida, é necessário ter em conta a exclusividade dos elementos e a personalização.

Quanto mais qualidade e melhores acabamentos tiverem os equipamentos, mais dispendiosos serão.

O mesmo acontece com os móveis feitos à medida, porém, as suas vantagens são indiscutíveis.

Além dos aspetos mencionados, temos também de ter em conta os honorários do próprio decorador, algo que está contemplado no orçamento.

Contudo, existem outros pontos que podem influenciar o preço dos projetos, algo que o profissional irá estimar no seu orçamento.

Contacte a nossa equipa e peça o seu orçamento, a A+D Studio Arquitetura poderá ajudá-lo no seu projeto.