ANTES DO PROJETO – 5 DICAS

O que fazer antes do projeto para a sua casa nova? Vamos deixar-lhe 5 dicas a ter em consideração antes do Projeto.

Após a escolha do terreno que mais lhe convém, é necessário planear como será a nova casa.

Para isso o desenvolvimento de um bom projeto de arquitetura é fundamental, pois assim poderá garantir que ficará dentro das suas expectativas.

Vamos dar-lhe cinco dicas a ter em consideração antes do início do projeto e do que deve fazer para que a sua casa nova seja aquilo que sempre sonhou!

Quer a sua preferência vá de um estilo mais minimalista e depurado ao moderno contemporâneo ou ao clássico e tradicional, a verdade é que quer algo que se identifique perfeitamente ao seu estilo de vida e da família.

A decisão de construir uma casa em vez de comprar uma já existente ou pré-fabricada é sempre uma escolha pessoal.

Aquilo que ambiciona, o tipo de arquitetura com que se identifica, o seu estilo de vida e o orçamento de que dispõe, factos estes que tornaram o seu projeto único.

Para o ajudar a estruturar esta ferramenta crítica de exploração e comunicação, apontamos aqui abaixo as 5 principais dicas a fazer antes do projeto.

Observe a sua forma de viver e como funciona

Nenhum indivíduo ou família funciona da mesma forma, embora todos tenhamos uma vida doméstica com rituais diários.

  • Quando e em que compartimentos passa mais tempo?
  • O que gosta ou não gosta em cada espaço da casa?
  • Como a sua família compartilha o espaço e interage?

Estas são algumas das considerações importantes a ter em conta para um briefing de arquitetura.

Reserve algum tempo para analisar os movimentos da sua família, encontrar os pontos de conflito ou de congestionamento e pensar sobre o que cada membro da família pode precisar agora e no futuro.

Esta reflexão individual e mesmo em conjunto será indispensável para entender as dinâmicas da sua vida atual e prever adequadamente como isso poderá mudar e evoluir positivamente com o tempo e a mudança para a sua nova casa.

Depois desta reflexão, faça uma lista de todos os espaços de que vai precisar e, idealmente, qual a proximidade entre eles.

  • A que tipo de atividades espera responder?
  • O que fará por fora e por dentro?
  • Existe algum espaço que não tem atualmente e que faria uma grande diferença para o seu conforto ou prazer?

Todas estas perguntas e pensamentos darão origem uma lista de desejos que poderá alinhar com o seu arquiteto.

Prioridades: amor, necessidades e desejos

Uma das primeiras coisas que um arquiteto lhe irá dizer, é que, o que precisa e o que pensa que quer, não são a mesma coisa.

Os clientes apresentam muitas vezes uma lista de espaços e funções sem os quais dizem não podem prescindir.

No entanto essas prioridades desaparecem rapidamente quando o tempo, o espaço e o custo são colocados em causa.

Por vezes, caímos na armadilha de criar uma lista de desejos com base nas casas de outras pessoas de que vamos gostando ao longo da nossa vida.

Uma boa forma de priorizar é elaborar uma tabela com “prioridades principais”, “prioridades importantes” e “prioridades menores” como títulos.

Quando classificar cada espaço sob um desses títulos, poderá determinar rapidamente o que deve permanecer e o que pode ser removido, se necessário.

Descubra e guarde ideias de espaços, inspire-se…

Com o boom de sites, blogs e revistas online, é incrivelmente fácil desenvolver um “quadro de inspirações” para a sua nova casa.

Para complementar o briefing de arquitetura, uma coleção visual de espaços internos e externos é extremamente interessante e útil para a equipa de arquitetura que definir.

No A+D Studio, incentivamos os nossos clientes a explorar o Pintrest, guardando imagens do que gostaria de ter em sua casa.

Esta rede social permite que fixe as suas imagens ou fotos favoritas para criar um quadro de “pin” online para o seu projeto.

Assim, fica com uma apresentação visual de tudo o que deseja – desde o estilo exterior até aos acessórios e interiores de que gosta.

Com esta dica, a fazer antes do projeto, vai obter imagens que lhe permitem visualizar e analisar, e assim será muito mais fácil entender como reage a uma ideia, qual a sensação que tem e se existe uma atração instantânea ou contínua.

  • Consegue imaginar-se a viver no quarto ou na casa que aparece na foto do pin?
  • Como é?
  • Qual é a sensação que pretende para o espaço?
  • Tranquilidade?
  • E é essa a sensação que lhe transmitem as fotos que escolheu?
  • Porquê ou porque não?
  • Utilizando as imagens desta forma, pode testar se a sua casa lhe vai transmitir a sensação e os tons que pretende.

Deixe claro o seu orçamento

Antes da obra começar deve-se planear, desde os gastos com materiais e mão de obra, até aos detalhes de acabamento.

O ideal é ter um projeto/caderno de encargos bem detalhado, em que estão descritos os serviços, os prazos, os materiais necessários, a mão de obra e os gastos referentes a cada etapa.

Depois, é essencial seguir o planeado para evitar desperdício de recursos e tempo. O arquiteto poderá ajudá-lo para que não ocorram erros.

Assim, em vez de sufocar a criatividade, isso vai eleva-la, pois os arquitetos procuram encontrar sempre formas inteligentes de incorporar o que precisa e sonha com alguma economia.

As equipas de projeto geralmente são muito boas em trabalhar um projeto com um orçamento claro e definido para a obra.

No A+D Studio, os custos são controlados, pois como fazemos o projeto e construímos internamente, permite-nos um controle e ajuste da obra ao projeto desde o início.

Preferimos ser diretos e transparentes com os custos previstos, para que o cliente possa tomar decisões informadas, sem surpresas desagradáveis durante a obra.

Escolha um arquiteto que vá de encontro ao seu estilo

A escolha do arquiteto é algo que afeta profundamente todo o seu projeto.

Encontrar um arquiteto que combine consigo poderá não ser tarefa fácil, e muitas vezes essa escolha é feita por recomendação.

Contratar o arquiteto de um amigo não significa necessariamente que o profissional combine consigo, com o seu estilo.

Precisa de ajuda em Como contratar um Arquiteto? Veja neste link, deixamos-lhe algumas dicas que o podem ajudar.

Esperamos que este texto o ajude antes do projeto a clarificar as ideias e a definir orientações estruturadas para a equipa de arquitetura, temos toda a certeza que a casa nova será o que sempre idealizou.

Poderá seguir-nos no Instagram, no Facebook e no Pinterest para estar a par de todas as nossas atualizações e novidades.

ANTES DO PROJETO – 5 DICAS