QUAL O PREÇO DE UM PROJETO DE ARQUITETURA?

Quando se pensa em obras de remodelação ou na construção de um edifício, uma das primeiras perguntas é quanto custa contratar um arquiteto e qual o preço de um projeto de arquitetura.

Deste modo, consegue-se prever o montante necessário para o projeto e obra, e perceber o cronograma e respetivos custos é fundamental para o seu orçamento e gestão de expectativas.

Como em qualquer área de atuação, o preço de cada profissional ou projeto dependem de diversos fatores, entre eles a experiência e a complexidade do que é pedido.

Porém, existe uma linha geral que permite ter uma estimativa de custos e que, consequentemente, se poderá transformar num orçamento.

De qualquer modo, nada invalida o pedido de orçamento personalizado para conseguir ter acesso ao real custo do que pretende.

Para ajudá-lo a entender os preços de um arquiteto ou de um projeto de arquitetura, reunimos neste artigo algumas informações.

Em que se baseia o preço do Arquiteto e de um Projeto de Arquitetura?

Existem diversas variáveis que influenciam na precificação de um projeto de arquitetura.

Em Portugal existiu um conjunto de regras criadas pelo governo para o cálculo de honorários de projetos.

No entanto em 2003, devido à livre circulação de pessoas e bens no espaço comunitário, assim como a livre concorrência do mercado, proibiu-se a fixação de tabelas de preços por parte das associações profissionais, entre elas a Ordem dos Arquitetos.

Assim, atualmente os profissionais de arquitetura estabelecem e aplicam os valores em conformidade com o seu trabalho. Contudo, existem essencialmente 3 formas de calcular os seus honorários.

CUSTO EM FUNÇAO DO TEMPO DESPENDIDO

Nesta modalidade é difícil determinar um valor previamente, uma vez que só depois da conclusão do projeto é que se consegue apurar o número de horas gastos na execução do mesmo.

Contudo, pode-se fazer uma estimativa que, tal como é possível perceber, poderá diferir do resultado final, que, entre outros, depende do número de alterações feitas.

PREÇO EM FUNÇAO DO TRABALHO/VALOR FIXO

Em função do que o cliente pedir, o profissional poderá apresentar um valor fixo pelo trabalho a se executado.

Neste caso, é importante saber em antemão o que está incluído no preço final para que não tenha nenhuma situação inesperada com o seu projeto.

CÁLCULOS EM FUNÇAO DE PERCENTAGEM

Nesta modalidade os valores dos honorários são definidos com base numa percentagem da estimativa de custos efetuada pelo arquiteto.

A estimativa de custos, tal como o próprio nome indica, tem como base registos feitos pelo profissional bem como nas informações que as entidades públicas e privadas dão para determinadas licenças.

Com base na informação deste, por certo compreenderá que os valores variam com base em diversos fatores.

Por este motivo, recomendamos pedir um orçamento personalizado, pois cada projeto é um projeto. Só desta forma conseguirá saber o quanto terá de gastar para ter o seu projeto.

A A+D Studio Arquitetura terá todo o todo o gosto em ajudá-lo, se estiver à procura de Arquiteto contacte-nos.