COMO CONTRATAR UM ARQUITETO?

Como contratar um arquiteto? Com certeza já muitas vezes se questionou, o ideal para o seu projeto.

Já passou meses, ou mesmo anos, a sonhar com o seu projeto, à procura do terreno ideal, da loja, do escritório ou do apartamento, no entanto quando o encontra percebe que precisa de alterações, mas não tem a certeza se deve fazer isso sozinho ou contratar um arquiteto. No entanto não faz ideia de como encontrar e contratar um arquiteto, que o possa ajudar e acompanhar em todo o processo.

Nesta fase é comum que alguns vão diretamente procurar o arquiteto ideal para o seu projeto, outros tentam reformular sozinhos o espaço, ao não atingirem os resultados que gostariam chegam a conclusão de que precisam de contratar um arquiteto.

Contratar um arquiteto como anteriormente já explicamos (aqui) não é um luxo, mas sim uma necessidade.

Consegue confiar o seu maior sonho a alguém que não é profissional?

Na A+D Studio sua obra não é apenas um projeto de arquitetura, mas sim um sonho que se vai tornar realidade, seja o sonho da casa própria, ou o espaço comercial, a loja para o seu negócio carregado de expectativas. Se ainda tem dúvidas sobre leia o nosso artigo “Porque devo contratar um arquiteto”?

Deixamos-lhe algumas dicas que o podem ajudar.

não tenha pressa em contratar um arquiteto

Deverá fazê-lo quando se sentir confortável.

Deverá considerar conversar com mais de um arquiteto, e nestas conversas deve aproveitar para tirar as suas dúvidas seja sobre o trabalho do arquiteto, como do projeto e da obra.

O resultado será um excelente investimento no futuro. Provavelmente sonhou durante bastante tempo com o seu projeto, e que precisa de um arquiteto igualmente perfeito. Embora possa estar ansioso e com expectativa para se mudar, mas esteja certo de que as vezes vale a pena esperar mais um pouco e fazer a mudança apenas quando o espaço estiver totalmente reformulado por um bom profissional.

tenha em consideraçãp uma pesquisa na internet

Como sabe existem inúmeras possibilidades online, não tem a necessidade de depender apenas da indicação de um arquiteto contratado por um amigo.

Pesquise por opções no Google, navegue no Pinterest por portfólios de obras executadas pelos ateliers, e tenha também em consideração sites especializados, ou redes sociais como a página de Instagram ou mesmo o facebook do atelier.

Isto vai fazer com que tenha mais opções, e mais segurança para escolher e definir o arquiteto ideal a contratar, sem ter que ficar limitado aos profissionais ligados ao seu círculo social, e com os quais pode muitas vezes não se identificar.

agende uma reunião com o arquiteto que gostaria de contratar

O arquiteto que fez os seus olhos brilharem tem um local de trabalho para o atender ou trabalha em home-office? Trabalha sozinho ou possui uma equipa estruturada e multidisciplinar para executar o seu projeto? Tem bons parceiros e profissionais especializados, com boas validações no mercado?  

Esta reunião será uma excelente oportunidade para descobrir o profissional que está diante de si, e a ocasião para ele entender o que pretende, o seu perfil e de lhe esclarecer todas as dúvidas que possa ter. Tente conhecer o arquiteto, como é o seu processo de trabalho e da sua equipa, o que poderá pedir de alterações, como serão os procedimentos em obra, as fases do processo. Enumere as suas expectativas, apresente as suas referências de projetos e de obras e explique o que pretende para que este compreenda o seu perfil.

Não tenha dúvidas de que contratar um arquiteto vale a pena. Por isso, em reunião com o arquiteto, tente perceber e confirmar todos os pontos que estão ou não incluídos no projeto que está a adjudicar, estes podem fazer a diferença e ser decisivos para que todo o projeto/obra sejam um sucesso.

Entenda como o arquiteto trabalha

Depois de perceber que precisa de um arquiteto, tem que perceber qual o seu método de trabalho, quais são as fases de trabalho, como é apresentado o projeto e até quando será possível efetuar alterações.

São estes pequenos detalhes que poderão fazer toda a diferença na altura de contratar o arquiteto para o seu projeto de arquitetura.

Converse com vários Arquitetos

E mais do que uma vez se necessário.

Não faça negócio com o primeiro arquiteto com que reunir sem que consulte mais ateliers, ouça o que estes têm para lhe oferecer e compare. Isso fará com que não tenha dúvidas na sua escolha e tenha mais certeza de que não irá correr riscos durante a obra. Se tiver dúvidas, não tenha receio de pedir uma segunda reunião com o arquiteto, não será obrigado a fazer negócio com ele por reunir mais que uma vez com ele.

A A+D Studio Arquitetura está disponível para lhe esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a escolher as melhores soluções para o seu projeto, contacte-nos.