Esquiço

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ARQUITETO?

Para perceber a qual a importância do arquiteto, deve perceber que a arquitetura se pode definir como a arte de conceber e organizar o espaço.

Vítrúvio, a arquitetura baseia-se em três princípios fundamentais: 

  • Venustas (beleza)
  • Firmitas (construção)
  • Utilitas (função)

No entanto, a arquitetura, para além da sua componente artística, envolve diversas dimensões / áreas de conhecimento:

  • Vertente técnica, capaz de se adequar à regulamentação em vigor;
  • A dimensão construtiva, através da sua concretização com materiais e técnicas adequadas às exigências dos usos e do conforto dos espaços;
  • A dimensão humana preenchendo as expectativas dos seus utilizadores;
  • Dimensão local, pois o mesmo objeto poderá sofrer adaptações ao sítio/lugar onde se insere.

Podemos assim afirmar que, a arquitetura se encontra em permanentemente evolução, o mesmo é demonstrado pela história que nos mostra que cada civilização determinou uma forma de conceber e organizar os espaços públicos e privados.

O ARQUITETO

Ao arquiteto cabe a arte de projetar um objeto esteticamente harmonioso atendendo a todas as condicionantes.

O seu trabalho abrange uma variedade de escalas, que vai desde um objeto, como por exemplo um móvel ou equipamento (design de interiores), passando pelos edifícios públicos e privados, indo, no entanto, a escalas maiores como é o caso de urbanizações ou planeamento urbano (urbanismo).

Em suma, o arquiteto é responsável não só pelo projeto de arquitetura, como pela sua sustentabilidade e compatibilização entre o seu projeto as várias especialidades, como é o caso da estabilidade, águas e esgotos, térmica, eletricidade, gás, acústica, entre outros.

O potencial de um arquiteto para construir ou remodelar um espaço está muito para além da construção de uma casa ou a remodelação de um espaço, pensa os seus ambientes numa perspetiva focada na segurança, privacidade e funcionalidade.

Arquiteto é o técnico que deverá acompanhar todo o processo, que se inicia com um primeiro esboço e termina no momento de meter a chave na porta. Perceba porque deve contratar um arquiteto aqui.

Na A+D Studio Arquitetura estamos disponíveis para acompanhá-lo em todas as fases do seu projeto, transformando os seus sonhos numa realidade tangível.